Você sabe a diferença entre motor 2 e 4 tempos?
Os motores são divididos basicamente em dois tipos: 2 e 4 tempos. Agora, pergunto à você: você sabe a diferença entre um motor 2 tempos e um 4 tempos? Não?! A Gemape te ajuda!
Principais diferenças:
Motores de 2 tempos são encontrados em equipamentos mais leves, são usados onde baixo custo, praticidade e peso leve são importantes. Devido à leveza e simplicidade e à ausência do mecanismo de atuação da válvula, o custo inicial do motor de dois tempos é menor.
Já os motores chamados 4 tempos estão presentes em equipamentos mais pesados, como carros e caminhões. Eles podem ser movidos à gasolina e diesel e são classificados como motores de combustão interna. Devido ao peso comparativamente maior e ao mecanismo de válvula complicado, o custo inicial do motor de quatro tempos é maior.
Como Funcionam:
2 Tempos:
Primeiro tempo – Compressão e Admissão: o pistão sobe comprimindo a mistura no cilindro e produzindo rarefação no cárter. Logo após acontece a ignição e a combustão da mistura.
Segundo tempo – Escape e Transferência de calor: os gases da combustão se expandem e o pistão desce, comprimindo a mistura no cárter. O pistão abre a janela de exaustão e permite a saída dos gases queimados.
Exemplos de equipamento com motor 2 tempos: Compactador Wacker Neuson BS50-2plus, Motobomba Toyama TGC20T, Motobomba B2T 701 e Roçadeiras.
Veja o funcionamento de um motor 2 tempos:
4 Tempos:
Primeiro tempo: Admissão – nesse primeiro estágio a válvula de admissão abre e, o pistão que inicialmente está no ponto morto superior, desce, sendo puxado pelo eixo virabrequim. O pistão chega ao ponto morto inferior, e a válvula de admissão fecha, completando o primeiro tempo do motor.
Segundo tempo: Compressão – O pistão sobe e comprime a mistura de ar e vapor da gasolina. O tempo de compressão fecha quando o pistão sobe totalmente.
Terceiro tempo: Tempo Motor – acontece a ignição quando a vela produz a faísca. Essa faísca da vela detona a mistura e empurra o pistão para baixo, fazendo com que ele atinja o ponto morto inferior.
Quarto e último tempo: Escape – a mistura de ar e combustível foi queimada, mas ficaram alguns resíduos dessa combustão que precisam ser retirados de dentro do motor. Isso é feito quando o pistão sobe, a válvula de escape abre, e os gases residuais são expulsos.
Exemplos de equipamentos com motor 4 tempos: Tratores, Geradores, Compactadores, Carros e Caminhões.
Veja o funcionamento de um motor 4 tempos:
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muito bom passar esse conhecimento para os revendedores das marcas especificada
ok muito obrigado vaieu